LUSCHI - Dragagem, Impermeabilização

Dragagem no Brasil

Com o aquecimento do mercado de dragagem no Brasil, as empresas passam a se preocupar com questões ambientais associadas a projetos inovadores, bem como aspectos técnicos relativos aos projetos de dragagem, despejo e licença ambiental.

De acordo com pesquisas, o Brasil é responsável por 0,5% dos negócios no mercado de dragagem. Com uma participação tão pequena em relação ao mercado global, a preocupação das empresas de dragagem brasileiras em reduzir o impacto ambiental não deveria ser algo irrelevante.

O país precisa tomar consciência de que as obras de dragagem não devem ser apenas emergenciais, realizadas apenas quando o problema encontra seu estágio crítico. É fundamental, no Brasil, um programa permanente de dragagem com caráter de manutenção.

No Brasil, enfrentamos problemas com assoreamento que afetam os rios e lagoas, sendo necessária a dragagem com utilização de dragas de sucção como medida de intervenção. Independente da finalidade da dragagem, que pode ser para resolver um problema de assoreamento ou garantir a implantação e a operação de portos, é muito importante a conscientização da população no que for necessário para a preservação do nosso meio ambiente.

Se tratando de inovação e projetos inovadores nas obras de dragagem em todo o Brasil, um bom exemplo de destinação de material dragado, são os Tubos Geotêxteis que permitem que o líquido drene, enquanto os sólidos são contidos, porém devemos sempre nos atentar a fatores determinantes da disposição, como nível de contaminação do material dragado, volume de dragagem, características físicas do material dragado, etc.

Os tipos de dragas mais comum utilizados nas práticas de dragagem do Brasil e do mundo são divididas, basicamente, em dois grupos, as mecânicas e as hidráulicas, por exemplo, a draga de sucção e recalque que é uma draga hidráulicautilizada para dragagem de lodo, lama e areia.

A LUSCHI está sempre em busca de novas tecnologias em dragagem e se preocupa em minimizar os impactos negativos causados no meio ambiente, além disso, se destaca por prestar os melhores serviços de dragagem atendendo todo o Brasil em obras de desassoreamento de represas, lagos, canais e tanques de lodo; extração de areia; retirada de camada vegetal e aguapés, entre outros.

Veja também:

Dragagem com Draga de Sucção

Dragagem Ambiental

Aplicações de Dragagem

Receba nossas notícias