LUSCHI - Dragagem, Impermeabilização

Novo presidente da Codesp vai priorizar obras de dragagem

Novo Presidente CodespVencer “as barreiras da burocracia”, avançar na evolução do Porto de Santos, com obras de dragagem no canal de navegação, e ainda garantir uma logística eficiente são as prioridades do novo diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Alex Botelho de Oliva. O engenheiro civil e outros dois executivos assumiram, na tarde de ontem, durante reunião do Conselho de Administração (Consad) da empresa, cargos na direção da Autoridade Portuária.

Botelho assumiu a vaga que foi ocupada por Angelino Caputo e Oliveira por um ano e quase sete meses. Durante sua passagem pela Docas, o ex-presidente destacou o projeto de modernização da gestão da empresa, que ainda está em andamento.

“Nós temos um projeto principal que é o de melhoria da gestão, de governança. Nós acabamos de implantar uma nova estrutura organizacional e, agora, estamos estruturando os processos e isto está em um ponto irreversível. Mas precisa ainda de um apoio institucional, um patrocínio da diretoria para que seja concluído”, destacou Caputo.

Para o presidente do Consad e secretário-executivo da Secretaria de Portos (SEP), Luiz Otávio Campos, a troca de diretoria foi um processo natural. “A gente cumpre etapas. O mandato do presidente acabou ontem (domingo), dia 8. Hoje (segunda-feira,9), um novo diretor vai continuar. Professor da Fundação Getúlio Vargas, já foi secretário-executivo do Ministério dos Transportes, foi da Sunamam (Superintendência Nacional da Marinha Mercante), foi da atividade de navegação a vida toda. Tem mestrado, doutorado, pós-doutorado. É especialista mesmo. A diretoria e todo o conselho elogiaram muito o currículo dele”, afirmou.

Além de Botelho, também foram empossados o novo diretor de Engenharia e o responsável pela área de Administração e Finanças. O primeiro cargo foi assumido pelo engenheiro Antônio de Pádua Andrade, que substitui Paulino Moreira Vicente. O ex-diretor é funcionário de carreira da Docas, mas evitou falar sobre seu futuro na companhia.

O novo diretor de Engenharia é ex-secretário de Viação e Obras Públicas do município de Marabá, cidade a 500 quilômetros ao sul de Belém, no Pará. Graduado em Engenharia Civil, ele tem especialização em Engenharia de Produção e Segurança do Trabalho. 

Já para a diretoria Administrativa e Financeira, foi escolhido o engenheiro elétrico Celino Ferreira da Fonseca, que atuava como consultor no Rio de Janeiro. Ele substitui Alencar Severino Costa, que estava no cargo desde 2007. Agora, o ex-diretor de Administração e Finanças está analisando novas possibilidades de trabalho. “Tenho convites, mas não posso sair de uma encrenca e entrar em outra assim tão rápido”, afirmou em entrevista a A Tribuna.

A diretoria da Codesp ainda é formada por outros dois executivos, que assumiram seus cargos no último dia 21 de setembro. Continuam nos cargos Cleveland Lofrano, responsável pela área de Operações Logísticas, e Francisco José Adriano, diretor de Relações com o Mercado e a Comunidade.

Fonte: A Tribuna

Powered by Spearhead Software Labs Joomla Facebook Like Button

Receba nossas notícias