LUSCHI - Dragagem, Impermeabilização
  •  

    .

  • Bombas Submersíveis de Polpa (Slurry)

    Possuímos equipamentos modernos para serviços de

    Dragagem e Desassoreamento

    , utilizando Bombas Submersíveis, Draga de Sucção, Drag-Line e Escavadeira hidráulica.

Bombas Submersíveis de Polpa (Slurry)

Projetadas para dragagem de altíssimo desempenho, as Bombas Submersíveis são capazes de bombear e transportar sedimentos por meio de tubulação até sua destinação. Ideais para remoção de polpa ou, em inglês, slurry, lodo, lama, carepa, fibra, escória, rejeito, argila, entre outros sedimentos com partículas de sólidos de até 120 mm de tamanho.

As Bombas Submersíveis de Polpa (Slurry) são motobombas para trabalhos pesados que operam em baixa rotação a fim de reduzir o efeito de desgaste e bombeiam materiais contendo sólidos abrasivos com a menor quantidade de água, podendo bombear a massa de até 70% de sólidos por peso, isso é possível, porque as Bombas Submersíveis de Polpa Slurry são equipadas com um agitador capaz de suspender os sólidos depositados no fundo, permitindo desta forma, bombeá-los. Ainda é possível utilizar como acessório das Bombas Submersíveis de Polpa Slurry o anel de jato quando o material a ser bombeado não conseguir fluir livremente e o agitador não for capaz de colocar os sólidos em suspensão. O anel de jato fornece água de alta pressão através de bocais para soltar os sólidos compactados e pesados e, assim, permite a fluidez de misturas densas de sólidos na entrada da bomba. O anel de jato de água em alta pressão pode ser utilizado em operações de dragagem marítima e nas águas abrasivas da mineração, em locais de sólidos compactados, muito secos ou na presença de argila. Para solos muito compactados é possível utilizar como acessório os escavadores hidráulicos que são montados na própria bomba submersível, eliminando a necessidade de utilização de escavadeira mecânica, além de aumentar a produção média de sólidos do sistema de dragagem.
 
Bombear líquidos com sólidos abrasivos em suspensão é uma das aplicações mais complicadas, em dragagem, para executar com uma bomba, pois requer bombas robustas e de alta produção, capazes de trabalhar em condições severas de operação, diversas curvas de desempenho, diferentes profundidades de dragagem e pressões, para isso, existe uma linha de bombas para cada situação, com alturas manométricas que vão, aproximadamente, até 40 metros ou mais, quase 30 metros de profundidade e vazão de até 720 m³/h. Além de operarem totalmente submersas, algumas Bombas Submersíveis de Polpa Slurry, são capazes de operar em condições parcial ou completamente secas.

O acionamento das Bombas Submersíveis de Polpa Slurry, dependendo do modelo, é por motor elétrico ou hidráulico e podem trabalhar suspensas em munck ou guindaste, conectadas à escavadeira ou acopladas à draga de sucção ou balsa. Dentro das principais aplicações das Bombas Submersíveis de Polpa Slurry destacam-se a mineração onde a bomba depara com uma densidade alta de material e a dragagem por conter materiais de alto poder abrasivo, além das áreas de indústria química, papel e celulose, siderurgia, etc; para remoção de polpa slurry, carepa, lodo, lama, coque, escória, argila, rejeito, entre outros sedimentos.

Draga de Sucção com Bomba Submersível

Algumas atividades das Bombas Submersíveis de Polpa (Slurry)

  • Limpeza / Dragagem de lagos e lagoas de sedimentação de cinzas
  • Dragagem de rejeitos em barragens e represas
  • Limpeza / Dragagem de tanque, reservatório, bacias, estações e lagoas
  • Desassoreamento de tanques de lodo com fundos impermeabilizados
  • Dragagem / Desassoreamento de canal, rio e mar
  • Locação de bombas de lama ou bombas lameiras
  • Locação de bomba submersível com balsa
  • Remoção de slurry, lodo, lama, carepa, fibra, escória, rejeito, argila, etc
  • Algas marinhas calcarias
  • Dragagem Ambiental

Veja também:

Receba nossas notícias